Climatologia, resumo
O potencial de água no solo representa a diferença de energia do sistema em relação á água do solo. Ela define o estado de energia do sistema em um determinado ponto.
O potencial de pressão ocorre quando uma pressão hidrostática positiva atua sobre uma coluna de água e faz som que ocorra uma diferença de energia.
O potencial gravitacional é exercido pela força da gravidade e tende a puxar a água em direção ao centro da Terra.
O potencial osmótico atua nos solos por ele conter uma quantidade de sais e isso faz com que a água pura transporte-se pelos microporos para equilibrar a concentração de solutos na solução.
O potencial matricial é resultado de forças capilares e de adsorção que surgem em virtude da interação entre a água e as partículas sólidas. Equivale à pressão negativa.
2)Cite e explique 5 fatores que influenciam o potencial de água no solo.
-Textura do solo; -Estrutura do solo; -Tipo de argila; -Teor de matéria orgânica; -Natureza e quantidade de íons absorvidos pelos coloides do solo.
Tais fatores influenciam
3) explique o que é água gravitacional, água capilar, água disponível, água não disponível, capacidade de campo, ponto de murcha permanente.
-Água gravitacional é a água que se move pela influência da gravidade, ocupando os macroporos.
-Água capilar é a água que enche os poros capilares.
-Água disponível é a água retida entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente. É a água disponível para a planta.
-Água não disponível é quando o conteúdo de água está abaixo do ponto de murcha permanente e a planta não consegue mais utilizar a água do solo.
-Capacidade de campo é a quantidade de água que um solo pode reter após a ocorrência de drenagem natural do perfil, portanto, é o limite superior de disponibilidade de água ás plantas.
-Ponto de murcha permanente é o limite inferior de umidade no qual a reserva de água se esgotou e a planta