Avalia o Hist ria da Teologia
Data: 30/03/2015
Nome: Beatriz de Freitas Solana
1 - Os primeiros momentos históricos da Teologia foram marcados por uma inimizade entre a Filosofia e a Teologia. Qual a razão dessa inimizade?
O nosso estudo é teológico, as ciências naturais são empíricas e técnicas. Filosofia é erigida sobre bases puramente racionais e sobre ciências experimentais, A Ciência natural esta baseada em observação e experiência, as deduções são derivadas de fatos coletados através da observação da natureza, o estudo da vida dos povos, e criatividade humana.
Enquanto a teologia é baseada na Revelação Divina, no estudo da Sagrada Escritura. O cristianismo é fundamentado na revelação, e os apologistas não acreditavam que a revelação pudesse ser substituída por deliberações racionais. Neste sentido, o cristianismo se opõe a toda filosofia. Sua verdade não se baseia na razão; tem origem divina. Conforme palavras finais do Cohortatio ad G raecos: “Ninguém, a não ser os profetas, pode instruir-nos sobre Deus e a verdadeira religião, pois eles ensinam no poder da inspiração divina.”
2 - A Teologia Alexandrina faz o caminho de aproximação entre a Filosofia e a Teologia. Como essa aproximação se deu? Teólogo e escritor grego, Clemente foi o primeiro representante da tradição teológica Alexandrino, que se fez notório. Sua abordagem positiva a filosofia estabeleceu as bases para o humanismo cristão e para a ideia de filosofia como "Serva" a teologia. Clemente de Alexandria fala “da filosofia tirada da divina Escritura”. A teologia, por assim dizer, apoderou-se da filosofia.
Seus pensamentos foram dominados pela ideia do Logos. O Logos divino seria criador de todas as coisas. Filosofia grega foi, portanto, uma revelação parcial e preparou os gregos para Cristo da mesma forma que a lei preparava os hebreus. Cristo é o Logos encarnado através do qual o homem alcança a perfeição verdadeira. Clemente considerou necessário a Fé, sendo o primeiro princípio e fundamento