Clima
a) No perfil geológico-geomorfológico do Estado de São Paulo aparece representado o relevo de cuestas. O que é um relevo de cuestas e quais as suas principais características?
Resposta: Forma de relevo escarpado que divide uma depressão de um planalto em áreas de rochas sedimentares. É uma forma de relevo assimétrico, com um front escarpado e reverso suave, resultado de erosão diferencial. Ocorre em áreas de bacias sedimentares, sendo comum a existência de morros testemunhos.
Formas do relevo brasileiro:
A primeira grande aceitação de classificação do relevo, foi feita pelo professor Aroldo de Azevedo, no século XX. Na sua versão, a altitude de 200 metros separaria as formas aplainadas dos planaltos e planícies. Assim, o Brasil teria dois grandes planaltos (Guianas e Brasileiro) que abrangeriam 60% do território nacional. As planícies, seriam 4: a Amazônica, a do Pantanal, a Costeira e a Gaúcha (ou Pampeana); ocupando os 40% restantes do território.
Após a metade do século XX, surgiu a classificação do professor AzizAb’Saberque aproveitou a anterior mas acrescentou conceitos sobre o material predominante na superfície da forma do relevo. Nos planaltos, deveria predominar o material desgastado em detrimento do acumulativo, e nas planícies, o inverso – o predomínio do material sedimentar acumulativo ao trabalho do desgaste. Segundo esta classificação, seriam 7 planaltos e 3 planícies.
Mais recentemente, após o trabalho de levantamento aerofotogramétrico da região amazônica (1970), num