clima ético
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ESTUDOS ORGNIZACIONAIS II
Estudante: Lorena Rodrigues Silva
Professora: Michelle
FICHAMENTO DE TEXTO
Medindo o clima ético nas empresas. ARRUDA, M.C.C; Navran, F. Artigo publicado originalmente na RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.40, n3, p.26-35.
O presente artigo vem mostrar a preocupação que os executivos precisam ter com a qualidade ética de sua organização, para isso expõe alguns modelos de mensuração de clima ético desde os anos 70 até os dias atuais. Porém, segundo análise da própria autora o modelo de Navran seria o mais ideal ao momento de desenvolvimento do Brasil, pois num contexto mundial os modelos haviam se prendido mais a responsabilidade social da empresa do que propriamente a ética. O princípio básico do modelo de Navran é a coerência entre o indivíduo e a organização, eles devem possuir os mesmos valores e crenças a respeito do trabalho e para avaliar como anda essa congruência nas organizações, ele propõe o uso de alguns indicadores para medição desse clima ético.
Concordo com Como o artigo apresenta mais dados do que propriamente posições da autora, concordo com o mesmo num contexto geral, pois nota-se que hoje em dia muitas vezes as empresas só se preocupam com lucro, querendo adquirir mais e mais dinheiro e se esquecem muitas vezes dos próprios valores éticos e morais e a intenção do artigo de estimular a preocupação com a ética é muito válida. Em um mundo em que o ser é o que se tem, não questiono as pessoas que buscam bens materiais, porém, não se pode achar que para atingir certos objetivos na vida se pode passar por cima de tudo e todos, devemos começar a se preocupar a cada dia mais em fortalecer e repassar bons valores.
Discordo com
O artigo propõe o modelo de Navran como o ideal para as empresas brasileiras, acredito que existem modelos mais atualizados