Clima e Relevo
Sendo o terceiro maior país do mundo em extensão territorial, a paisagem dos Estados Unidos varia de região a região. O país possui grandes florestas temperadas na costa leste, e no noroeste, pantanais na Flórida, grandes planícies e o sistema fluvial do Mississippi-Missouri na região central, as Montanhas Rochosas a oeste das planícies, desertos e zonas costeiras a oeste das Montanhas Rochosas, e florestas úmidas temperadas no noroeste da costa do Pacífico. As regiões árticas ao norte do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí aumentam ainda a diversidade geográfica e climática do país.
O mapa político dos Estados Unidos está dividido em três distintas seções: O Alasca, conectado em terra apenas com o Canadá, a leste; o Havaí, um arquipélago localizado no meio do Oceano Pacífico, e os Estados Unidos Continentais, que compreendem os 48 Estados localizados na América do Norte. A fronteira dos Estados Unidos Continentais com o Canadá é a mais longa fronteira não defendida do mundo. Os Estados Unidos possuem três fronteiras terrestres, duas com o Canadá (norte dos 48 Estados continentais e a leste do Alasca) e uma com o México. Também faz fronteira com a Rússia, a oeste do Alasca, através do Estreito de Bering.
O leste dos Estados Unidos encontrou os Montes Apalaches e os baixos planaltos, com cerca de 900 m de altitude. Os oestes encontraram os altos planaltos, as cadeias montanhosas e as cordilheiras importantes, como as Montanhas Rochosas, Serra Nevada e Cascata Rangem, e nessa região abriga o Vale da Morte e o Vale do rio Colorado, que forma o Grand Canyon, a paisagem natural mais exuberante dos Estados Unidos, uma das sete maravilhas do mundo.
No oeste também encontramos desertos, por causa da elevada altitude do relevo. E por fim, na região central do país, encontramos as planícies centrais, conhecidas como pradarias e lá há o cultivo agrícola. As pradarias são extensos campos naturais, planos, que raramente tem árvores ou arbustos.