Clima organizacional da unp mossoró rn: ánalise do grau de satisfação dos professores no ambiente de trabalho
O presente trabalho pretende analisar a influência da motivação na produtividade do professor na organização, já que esse assunto contribui de forma altamente significativa para a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho organizacional. Segundo Chiavenato (1999),
a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência.
A escolha do tema é consequência das relações de trabalho e de produção dos funcionários e são determinadas em seu grau de flexibilidade na constante interação que se observa entre dois agentes: o homem e o trabalho.
O trabalho varia de acordo com o grau de influência sobre os indivíduos, suas expectativas, suas vivências e as oportunidades que o meio social lhes oferece. As preocupações com os processos de trabalho devem convergir para a administração participativa que favoreça a competitividade, buscando sempre as relações homem-trabalho.
É notório que a conduta do indivíduo na organização influencia positiva ou negativamente o desempenho laboral e, como consequência, pode resultar em maior ou menor grau de produtividade. Portanto, esta influência tem provocado reflexos comportamentais. Casos isolados podem afetar grupos e trazer danos comprometedores para toda uma organização produtiva que, mesmo sendo setorial no início, se não estancada, poderá alastrar-se por todo um departamento.
Problemas localizados de indivíduos que não se encontram motivados, comprometidos com a execução de sua tarefa, seu desempenho, merecem atenção e cuidado, uma vez que poderá prejudicar o andamento ou o resultado de todo um trabalho coletivo.
Por outro lado, considerando-se o reverso da questão - a reação individual ou coletiva motivada de forma positiva - é aceitável como modelo incentivador e