Ana e lênin
Marina
Ana e Lênin
Você teve seus sonhos
Eu tive os meus
Você teve seus medos
Eu estava bem
Você me mostrou o que eu não pude ver
Quando dois mundos diferentes
Se colidiram. Demi Lovato Two Worlds Collide
-----*-----
Ana Humphrey
Por todos os lados o que eu via era o socialismo se expandindo na pobreza enquanto nossa Berlim Ocidental se reerguia esplendidamente. Eu era feliz, uma jovem alemã rica, filha de um general americano e uma alemã de família aristocrata. Me contentava em enxergar o socialismo e seus seguidores como inimigos que deveriam ser banidos da terra, era indiferente à pobreza e ao sofrimento dos que residiam na parte oriental de minha cidade. Mas meu conceito acabaria mudando, quando Lênin Tunsal invadisse minha vida no verão de 1961.
Lênin Tunsal
Tudo o que eu amava se resumia ao socialismo. Minha vida, minha família, minha nação. Apesar de sentir a humilhação de ter que ver o outro lado de minha cidade reerguer-se das cinzas com luxo e riqueza enquanto do nosso lado a miséria reinava, eu compreendia o porquê de toda aquela luta: tínhamos que defender nossa doutrina a todo o custo. Para mim, os capitalistas eram porcos e, como porcos, não tinham o direito de assumir o controle do mundo. Eu estava pronto para pegar em armas e, como bom socialista, defender o que acreditava ser certo, combater o inimigo, mas um acidente mudou meus conceitos. Ele tinha nome e sobrenome: Ana Humphrey. Um dia bastou para que eu enxergar-se o verdadeiro inimigo: meu preconceito.
Ana – Inimigos por todos os lados
Estávamos no verão de 1961, mais precisamente no dia 12 do mês de agosto. Estava de férias, as aulas só recomeçariam em setembro e, era provável que papai me mandaria para estudar nos Estado Unidos. Eu não queria, mas compreendia que seria melhor educada lá, um país mais desenvolvido e com professores e instituições de