Clima organizacional - administração
1 – INTRODUÇÃO 4
2 – MARCO TEÓRICO 5
3 – CASO PRÁTICO 8
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1- INTRODUÇÃO
Clima Organizacional é o clima que o ambiente de trabalho de uma organização desperta. Refere-se ao psicológico de efeitos do que se sente e se espera de forma individual, dos colaboradores, e coletiva, da equipe de colaboradores, com relação à estrutura formal e informal da organização; o que faz cada ambiente como único.
Com intuito de aperfeiçoar, renovar e despertar a organização de forma eficaz, a “Pesquisa de Clima Organizacional”, segundo Ricardo Silveira Luz, “deve ser considerada como uma estratégia para identificar oportunidades de melhorias contínuas no ambiente de trabalho”.
Com o clima mapeado, encontrados os pontos fortes e fracos, efetivamente potencializados os pontos fortes e estrategicamente minimizados os pontos fracos, a organização se torna sólida, eficiente e eficaz. A Pesquisa de Clima Organizacional é a chave para esse feito tão almejado.
2. Marco Teórico
Os estudos sobre clima organizacional tiveram inicio no começo da década de 60, com os trabalhos de Forehand e Gilmer a partir de estudos sobre comportamento individual realizados na psicologia, dentro do movimento denominado Comportamentalismo: movimento que tinha por intuito combinar a humanização do trabalho com as melhorias na produção, firmado na psicologia, para encontrar as ferramentas necessárias para se realizar.
As pesquisas sobre clima organizacional possibilitam entender o clima do ambiente de trabalho de uma organização, apontar os pontos fortes e fracos, corrigir e minimizar os pontos fracos, e se aproveitar produtivamente dos pontos fortes usando-os como base para fortalecimento e desenvolvimento da organização.
Para a pesquisa de clima organizacional, são consideradas diversas variáveis, tais como salário e cargo