Clima,economia, hidrografia sobre o Irã
Tem deserto ou clima continental seco. Irão todos é árido ou semiárido, exceto na costa do mar Cáspio, onde domina o clima subtropical. No noroeste, os invernos são frios com fortes nevões e temperaturas abaixo de zero em dezembro e Janeiro. Primavera e verão são relativamente amenos, enquanto os verões são quentes e secos. No Sul, os invernos são suaves e os verões são muito quentes, com temperatura média diária em julho, acima de 38 ° C. Calor do verão é acompanhado de alta umidade na planície do Khuzistão. Em geral, o Irã tem um clima árido no que relativamente escassa varia de precipitação anual de outubro a abril. Na maior parte do país, a precipitação anual tem uma média igual ou inferior a 25 centímetros. A grande exceção é os vales de montanha mais altos da Zagros e planície costeira do mar Cáspio, onde a precipitação média atinge pelo menos 50 cm por ano. Na parte ocidental do mar Cáspio, precipitação superior a 100 cm por ano e é distribuída relativamente uniformem-te durante todo o ano. Isto contrasta com algumas bacias do planalto central que recebem 10 cm ou menos precipitação anual
Referência: http://edukavita.blogspot.com.br/2013/01/clima-do-ira.html
Hidrografia do Irã
Os poucos cursos de água existentes no planalto se perderam nos pântanos salgados. O Irã tem apenas três rios importantes: O Atrak, o Safid e o Kurum (navegável).
Referência: http://www.brasilescola.com/geografia/ira2.htm
Economia do Irã
A política econômica do Irã contemporâneo tem sido moldada sob a complexa influência de vários fatores internos e externos.
Naturalmente, as mudanças que aconteceram como resultado da Revolução Islâmica não só afetaram a política e a sociedade, mas também a economia do país.
Durante a primeira fase, seguindo imediatamente a Revolução Islâmica, as instituições governamentais tomaram medidas drásticas para aumentar o controle estatal sobre a economia. Assim, no dia 8 de junho de 1979, o Conselho Revolucionário emitiu um