Ásia Central
Caio César Silva Lima – nº 3
Marcelo Horta e Silva de Mendonça – nº 10
22/11/2010
1.Introdução
A Ásia Central é uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irã e Afeganistão, e o sul da Sibéria, porém nunca houve uma demarcação oficial da área.
2.Tendências gerais
Existe uma história comum às repúblicas da Ásia Central: todas pertenceram à URSS e são muito interdependentes, devido ao modo como partilham os recursos naturais são partilhados na região. O Quirguizistão e o Tajiquistão tutelam os recursos hídricos da Ásia Central, enquanto o Cazaquistão,o Turquemenistão e o Uzbequistão possuem gás natural e petróleo. Ao mesmo tempo, os regimes autoritários que detêm o poder nestes novos estados esforçam-se por se tornarem autónomos e mais independentes, de maneira a reforçaram a sua identidade e deixarem de depender dos vizinhos.
3.Territórios pertencentes a Asia Central
Cazaquistão
Quirguistão
Tadjiquistão
Turcomenistão
Usbequistão
4.Aspectos físicos
4.1.Relevo e hidrografia
Basicamente, o relevo da Ásia Central é formado por formações montanhosas, que ocupam grande parte do território do subcontinente. Dessas formações, podemos destacar a Cordilheira Pamir, que está entre as mais altas do mundo. Entretanto, existe também áreas dominadas por desertos, como o de Kara-Kum.
Na hidrografia, se destacam Quirguistão e Tadjiquistão, que dominam os recursos hídricos da Ásia Central, com os rios Sir Dária, Issykkul, Amu Dária e Pyanj.
Pode-se destacar o Mar de Aral, que se estabelece entre o Cazaquistão e o Uzbequistão. Ele corresponde a um imenso lago de água salgada que até 1960 ocupava uma área de 68 mil Km², mas devido à ação antrópica o seu tamanho diminuiu de forma considerável.
4.2.Clima e vegetação
A composição vegetativa da Ásia Central é bastante restrita, com