Claude Monet, impressionismo e publicidade
Aluno: Itamar Peixoto
Monet
Claude Oscar Monet nasceu em Paris, na França, em 1840. Era considerado por pais e professores como indisciplinado. Aos 15 anos já ganhava algum dinheiro fazendo caricaturas. Teve uma vida bastante conturbada, teve que interromper seus estudos de pintura forçado pelo serviço militar, no qual permaneceu por quase um ano. Em paris juntamente com Bazille, Renoir e Sisley formou o grupo dos impressionistas. Passou por tempos difíceis, de pouco dinheiro. Tentou suicídio um ano após o nascimento do primeiro filho, devido à vida miserável que levava.
Em 1874 Monet e seus amigos realizam uma exposição que marca o início do movimento impressionista. O evento não é bem recebido, os quadros são ridicularizados. A crítica chamou o grupo de Impressionistas. Uma ironia em relação a um quadro de Monet chamado Impressão: o Sol se levanta. Com isso queriam dizer que os quadros não passavam de uma primeira impressão, um rascunho.
Em 1878 Surgem as primeiras críticas favoráveis ao movimento impressionista.. O prestígio de Monet continuava crescendo e no ano seguinte Durand-Ruel realizou com sucesso uma exposição dos impressionistas em Nova York, após vários fracassos.
A partir de 1907 tem problemas com a visão. Com a evolução da doença suas telas tornam-se quase abstratas. Claude Oscar Monet morre em 5 de Dezembro de 1926.
Impressionismo
O Impressionismo surgiu na França no século XIX criando uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A pintura procura registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, visto que as cores da natureza se modificam constantemente, de acordo com a posição em relação ao sol. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser