O Modernismo: Do pós Impressionismo até a Pop Art
Bismark Jaaziel Santa Brigida Dantas
2º Ano EM
Manhã
Artes
O Modernismo: Do pós Impressionismo até a Pop Art
Mordenismo
O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
O Modernismo é um período relativamente longo oriundo das Vanguardas Históricas.
Os movimentos de Vanguarda conheceram uma rápida irradiação para além de suas fronteiras de origem chegando ao Brasil nos anos 20 do século passado.
Os ideais e procedimentos das Vanguardas, aliado aos debates sobre problemas artísticos, culturais e políticos internos do país promoveram o Modernismo.
A famosa "Semana da Arte Moderna", em fevereiro de 1922, foi o marco inicial. Em 1922, nos dias 13,15e 17 de fevereiro realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo a primeira manifestação coletiva de arte moderna no país. Representantes da música, da literatura e artes plásticas expuseram seus trabalhos à apreciação pública.
A Semana de Arte Moderna se traduz hoje em tudo o que se fez imediatamente antes e nos dez anos seguintes a fevereiro de 1922, e exprime simbolicamente o movimento modernista.
A primeira metade do século XIX na Europa foi marcada por uma série de guerras e revoluções turbulentas, as quais gradualmente traduziram-se em um conjunto de doutrinas atualmente