Pierre auguste renoir
VIDA E OBRA
Evelise Maria de Almeida Ribeiro
Prof.ª Msc. Heleuza Carrilho Tuka de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (Art. 0020) – Prática do Módulo III
05/07/2011
1 RESUMO
Pierre Auguste Renoir foi um dos principais artistas plásticos da segunda metade do século XIX. Embora, seja muito famoso, lutou intensamente até ser reconhecido e valorizado pelos críticos de sua época. Neste paper apresentarei alguns acontecimentos marcantes da trajetória de vida e carreira artística de Renoir. Como resultado, chegamos à conclusão que, para ele a arte é muito mais que trabalho, mas a sua razão de viver.
Palavras-chave: Vida. Artista. Obra.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do artista plástico Pierre Auguste Renoir para a humanidade, visto que a arte é essencial para a vida, influenciando os acontecimentos sociais e desenvolvimento humano.
Considera-se a arte um elemento essencial da vida do homem, e fundamental para a sociedade. É possível observar que, para Pierre Auguste Renoir a arte proporcionou experiências que contribuíram para o seu crescimento pessoal e desenvolvimento como artista. Assim, percebemos que, na relação entre o artista e a sociedade, transpareceu a importância de retratá-la,
Ampliando a visão, sobre Renoir, percebemos que ele é muito mais que um artista plástico, ocupando lugar de destaque entre os grandes mestres da arte. Podendo, então, ser considerado um gênio da arte.
O artista também sofreu com os acontecimentos que assolaram a sociedade da época. A Revolução Industrial trouxe o avanço para as fabricas, em contrapartida o desemprego para Renoir, assim como, para outros trabalhadores. Já a Guerra franco-prussiana, em 1870, mudou a vida de muitos homens. Vários são convocados a servir e lutando pelo seu país. Foi o caso Renoir e de