Claude Lévi-Strauss
Blumenau, 03 de abril de 2012;
Disciplina: Sociologia;
Professora: Adelaide Lüders
Alunas: Joana Pinheiro Fuchs Ramos e Maihara Rafaela da Silva;
Turma: 2nc3 – matutino.
Claude Lévi-Strauss
Índice
Capa.....
Índice...........................
Introdução..............
Desenvolvimento............
Conclusão..............
Bibliografias..............
Introdução
Claude Lévi-Strauss (Bruxelas, 28 de novembro de 1908 – Paris, 30 de outubro de 2009) foi um dos últimos grandes sociólogos franceses, tendo como influência Rousseau, Kant, Karl Marx, Sigmund Freud, Roman Jakobson, Saussure, Durkheim, Marcel Mauss, Malinowski, Radcliff-Brown, Franz Boas, Merleau-Ponty, Sartre. Fundador da Antropologia estrutural e estudioso do estruturalismo e da sociologia francesa, viveu no Brasil durante 1934 e 1939.
Filho de Raymond Lévi-Strauss e Emma, Claude nasceu em Bruxelas, Bélgica, porém sua família era de Alsácia. Durante a Primeira Guerra Mundial, morou com seu avô materno que era rabino da sinagoga de Versalhes. Após concluir a escola primária de Versalhes, mudou-se para Paris seguindo seu estudo secundário no Lycée Jason-de-Sailly e Lycée Condorcet, uma das melhores escolas de Paris. No final do secundário se envolveu com jovens socialistas, começou a ler livros sobre política como os de Marx. Justa-se a S.F.I.O.( Seção Francesa da Internacional Operária). Estudou Direito na Faculdade de Direito de Paris e logo após obter sua licença foi admitido na Sorbonne onde se graduou em 1931 em Filosofia. Após lecionar filosofia dois anos foi convidado a integrar a missão universitária francesa no Brasil, como professor de sociologia na Universidade de São Paulo.
Entre 1935 e 1939 ensinou sociologia no Brasil. Junto com eles vieram Fernand Braudel, Pierre Monbeig, Jean Maugüé e sua esposa Dina Lévi-Strauss. O casal Lévi-Strauss realizou expedições ao Brasil central, como Goiás, Mato Grosso