arquitetura
A Cerâmica é um material obtido por meio da produção do cozimento do barro (argila). Ela é usada para realizar acabamentos e pode ser usada para fazer revestimentos de paredes e pisos, porém, neste último caso, é preciso colocar uma película permeável de vidro sobre a cerâmica, uma vez que este material não é impermeável.
Ela é um material que também possui uma escala de resistência à abrasão, que seria a resistência que ela oferece ao desgaste provocado pelo tráfego de pessoas. Este precisa então estar atendendo às normas técnicas, podendo classificar-se em PET 0, que é quando o produto pode ser usado somente para o uso de paredes; o PET 1 quando o produto pode ser utilizado em banheiros residenciais que não tenham porta externa, movimento baixo de pessoas e sem sujeira; o PET 2, quando o produto pode ser utilizado em banheiros e dormitórios residenciais que não tenham porta externa, sujeira e movimento de pessoas; o PET 3, quando o produto pode ser utilizado em todos as dependências residenciais sem portas externas; o PET 4, quando o produto pode ser utilizado em todos as dependências residenciais e pequenos ambientes comerciais que não tenham portas externas, como galerias. Podem ter portas externas, porém, com pouca sujeira. E por último o PET 5, que seria o máximo da capacidade de cada piso em relação à abrasão, em que o produto pode ser utilizado em todas as dependências residenciais, comerciais e algumas industriais.
Desde há muito tempo as placas cerâmicas vêm sendo empregadas como revestimento de edificações, tanto para interiores como para exteriores.
Elas aderem por meio do uso de argamassas colantes industrializadas, que são providas com adições que lhes conferem maior capacidade de aderência, e desempenadeira dentada para uma maior produtividade.
Dentre algumas das vantagens para o emprego deste tipo de revestimento, pode-se citar a valorização do imóvel, o seu conforto térmico e acústico, leveza (comparado com placas de