Lista de Economia
1) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.
Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Já a microeconomia leva em conta o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
2) Sintetize os objetivos de política econômica.
Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição equitativa de renda, crescimento econômico (aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica).
3) Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.
4) Explique, usando um exemplo, como opera o multiplicador keynesiano de gastos.
A inclusão de novos investimentos provoca uma cadeia de crescimento. Temos, por exemplo, um investimento de 100 milhões no mercado de bens de capital, provocará um aumento no número de recursos ociosos, provocando um aumento de produção de bens de capital, que vão se transformar em renda nacional na forma de salários, lucros, aluguéis. Supondo que 75% será consumido em alimentos, vestuários, lazer, provocando um aumento de renda nacional e assim, um círculo vicioso.
5) Coloque-se na posição de uma autoridade governamental e de um exemplo de uma medida de política fiscal para cada um dos casos a seguir:
a.