Claude lévi-strauss
Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, a 28 de novembro 1908 e faleceu em Paris a 31 de outubro de 2009, foi antropólogo e considerado um dos grandes intelectuais do século XX e o fundador do Estruturalismo em meados da década de 1950. Grande corrente teórica desenvolvida por Claude Lévi-Strauss. Uma estrutura dá um sinal de método. A estrutura consiste em componentes tais que uma modificação qualquer num deles conduz a uma transformação em todos os outros.
O Estruturalismo de Lévi-Strauss deseja compreender a relação do universal com o particular, com fundamento em relações de transformação dos modelos sociais. A questão central é a explicação do tipo de fenómeno em causa: a essência da natureza humana. (Lévi-Strauss)
O interesse que resultava da convicção de que a linguística ocupava um lugar no topo do conjunto das ciências sociais e que este conjunto foi o que realizou os melhores progressos. Formulou-se então o método positivo e o conhecimento da natureza dos factos submetidos à sua análise. O desenvolvimento privilegiado da linguística levou os investigadores de disciplinas vizinhas a seguirem o exemplo de Levi-Strauss e a inspirarem-se no seu método que foi aplicado em diversos domínios, nomeadamente em estruturas de parentesco, aos mitos, à alimentação, à crítica literária, na psicanálise, na semiologia, na filosofia, etc.
A noção de estrutura é antiga, variando de explicação de autores para autores. Porém, para alguns destes autores, designadamente sociólogos, a noção de estrutura equivale à organização social e às respetivas relações sociais efetivas ou ao sistema de interações observáveis entre os diferentes patamares sociais presentes numa sociedade.
As estruturas não correspondem à verdade