Classificação
Temas:
A ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL
A ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL E A LATITUDE NO PLANETA
A IMPONDERABILIDADE NO INTERIOR DE SATELITES
A ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL COM O REFERENCIAL NO INFINITO
A Aceleração Gravitacional Na época em que os Príncipios foram escritospor Isaac Newton, havia distinção entre os conceitos de massa como medida de quantidade da inércia e de massa gravitacional.
A massa como medida de quantidadeda inércia, segundo o Príncipio Fundamental da Dinâmica, é constante de proporcionalidade entre a força resultante e a aceleração (F= m . a). E a massa gravitacional é relacionada como uma reação dos corpos á ação gravitacional, sendo os termos m e M da expressão:
Essa diferença foi superada pela Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein (1879-1955), que se baseia exatamente no fato de que massa é justamente o conceito que mede duas variáveis distintas: a inércia e a gravitação. Força gravitacional e peso têm o mesmo valor desde que desprezemos os efeitos da rotação planetária:
Essa expressão fornece a aceleração gravitacional g de uma distância d do seu centro gravitacional, não apenas na superfície, mas em qualquer altirude; seu valor também depende da massa do planeta, mas não da massa do corpo que está sujeito a essa aceleração. Para encontrar seu valor na superfície do astro, substituímos d (distância até seu centro) por R (seu raio). Se o ponto considerado estiver a uma altitude h, então substituimos d por (R + h).
INTENSIDADE APROXIMADA DA ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL NA SUPERFÍCIE DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Planeta
Aceleração gravitacional (m/s²)
Mércurio
3,6
Vênus
8,6
Terra
9,8
Marte
3,7
Júpiter
25,9
Saturno
11,3
Urano
11,5
Neturno
11,6
A Aceleração Gravitacional e a Latitude no Planeta
Levando-se em conta o edeito da rotação planetária, a força gravitacional é a soma dos vetores força peso e força