Classificação
Os financiamentos do BNDES podem ser concedidos de forma direta ou indireta. O apoio do BNDES às micro, pequenas e médias empresas se dá, na maior parte das vezes, de forma indireta, ou seja, por meio de instituições financeiras credenciadas pelo BNDES.
A maioria dos bancos em atividade no Brasil está autorizada a repassar os recursos do BNDES. Assim, os recursos chegam a todos os pontos do território nacional. O interessado em solicitar um financiamento deve procurar o gerente no estabelecimento bancário credenciado em que já tenha cadastro ou algum tipo de relacionamento bancário. Esse banco conhece melhor as necessidades e possibilidades do cliente para assumir um compromisso financeiro, além de ser o responsável pela análise e aprovação do crédito.
A análise feita pelos bancos leva em consideração suas regras próprias de concessão de crédito e as exigências do BNDES. Para pedir um financiamento para aquisição de veículo, de máquina ou de equipamento, o solicitante deve, primeiramente, obter um orçamento do fabricante ou, em alguns casos, do distribuidor, que deve ser credenciado ao BNDES. Esse orçamento, no qual é descrito o bem a ser financiado (já com aindicação do número de registro no BNDES), deve ser levado pelo cliente ao banco credenciado, que realizará a análise de crédito e, se aprovado, encaminhará o pedido ao BNDES.
No caso de financiamento a projeto de investimento, o proponente deverá apresentar seu projeto ao banco credenciado (alguns bancos dispõem de roteiro próprio para apresentação), juntamente com os demais documentos solicitados. O banco fará a análise do pedido de financiamento e, sendo aprovado, o encaminhará ao BNDES para homologação e posterior liberação dos recursos.
A agilidade da análise do crédito dependerá, entre outros fatores, da qualidade das informações prestadas e do acompanhamento do interessado, que pode, a qualquer momento, entrar em contato com