PERICIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Perícia Contábil e Arbitragem
Curso: Ciências Contábeis
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
A perícia contábil como prova judicial é fundamental para as soluções das controvérsias judiciais e existem muitos campos de aplicações para a perícia contábil judicial. Um dos campos que poderá haver a necessidade da atuação da pericia judicial é para verificar os danos causados a uma pessoa por danos morais e a reparação deste dano sofrido.
Sobre tipo de ação, responda:
a) Cabe ao contador, como perito judicial, calcular o dano moral causado a uma pessoa?
b) O dano moral é calculável?
Responda a estas perguntas de acordo com o que foi estudado nesta disciplina e por meio de um texto dissertativo que tenha entre 5 e 10 linhas. (3,0 pontos)
Resposta: Não cabe ao contador como perito judicial calcular o dano moral causado a uma pessoa, pois não se pode avaliar a indenização sem avaliar o dano sofrido ao material, um perito contábil não tem a capacidade de avaliar o dano moral sofrido por uma pessoa. Pois o dano moral se faz necessário a vinculação deste a noção de dor, sofrimento psíquico, de caráter individual, é um dano não material, aquele que não atinge o patrimônio da empresa ou pessoa, sendo a assim o dano moral é imensurável e os objetos da pericial contábil são materiais e mensuráveis. O que a Pericial Contábil Judicial avalia, é o dano material decorrente do dano moral causado.
Questão 2
O perito judicial nomeado deve preparar-se para elaboração do laudo pericial e para isso deve cumprir o ciclo normal de uma perícia contábil judicial, o que envolve em seu curso operacional, três fases, que são: fase preliminar, operacional