Classificação do movimento
Estudo do movimento e classificação do movimento.
2. Fundamentos teóricos
O movimento retilíneo uniforme (MRU) é caracterizado por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, o que implica em uma velocidade constante (sem aceleração).
Portanto quando falamos de MRU não tem mais sentido em utilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer do movimento, logo passaremos a utilizar: v = vm
Função horária do M.R.U
Partindo da definição da velocidade:
Aplicando as observações descritas acima, temos:
Simplificando a expressão, temos que:
Isolando o espaço s, fica:
Portanto a Função Horária do MRU é dada por:
Diferentemente do MRU, o movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a uma referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea é igual.
3. Materiais utilizados
- Cronômetro (0,01s)
- Suporte universal
- Esfera metálica de aproximadamente 3mm de diâmetro
- Tubo de vidro graduado de 10cm em 10cm, 5cm de diâmetro por 1,5m de comprimento
- Glicerina
4. Procedimento experimental
Separou-se 10 esferas metálicas. Zerou-se o cronômetro e pelo furo da tampa soltou-se uma esfera metálica dentro do tubo de glicerina.
Figura1 – Tubo graduado de 10cm, com glicerina, tampado e preso ao suporte universal perpendicularmente ao chão.
Soltou-se a esfera metálica e começou-se há cronometrar o tempo que a esfera descia, registrando-se o tempo em que a esfera passava na marca de cada graduação, de 10cm a 100cm. Este procedimento foi realizado 10 vezes.
Figura2 – Posição da esfera em relação ao