Pop 5 Press O Arterial
Medição de Pressão Arterial POP 05
Emissor:
Henrique Hahn Hendler.
Emitido em:
12/11/2014
Páginas: 3
Revisor:
Henrique Hahn Hendler.
Revisado em:
12/112014
Aprovação:
Henrique Hahn Hendler.
Aprovado em:
13/11/2014
Verificação da Pressão arterial
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade possuem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças. O procedimento para verificação da pressão arterial pelo método direto através do equipamento Esfigmomanômetro Aneróide.
Procedimento
Explicar o procedimento ao paciente.
Certificar-se de que o paciente: não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes da medida.
Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável.
Localizar a artéria braquial por palpação.
Colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estará na dependência da circunferência do braço do paciente.
Manter o braço do paciente na altura do coração.
Posicionar os olhos no mesmo nível da coluna de mercúrio ou do mostrador do manômetro aneróide.
Palpar