Classificação de áreas e equipamentos elétricos para áreas classificadas
Classificação de áreas e equipamentos elétricos para áreas classificadas
Gustavo Valério Simões
Belo Horizonte
2014
Gustavo Valério Simões
Classificação de áreas e equipamentos elétricos para áreas classificadas
Relatório de palestra sobre classificação elétrica de áreas e equipamentos para áreas classificadas, proferida por Miguel Ângelo de Pádua Andrade, Engenheiro Eletricista com vasta experiência em projetos, fez especialização em engenharia térmica na UFMG, engenharia de equipamentos na Petrobras, trabalhou na Regap, e aposentou na CEMIG trabalhando com distribuição e hoje é consultor na área de projetos elétricos a empresa Ausenco. A palestra foi apresentada no dia 06 de março de 2014 no prédio 25 da PUC Coração Eucarístico.
Professor: Eng. Edgard Torres
Belo Horizonte
13/03/14
SUMÁRIO
1 Introdução
A classificação de áreas vem da necessidade de se prevenir possíveis acidentes causados por uma atmosfera explosiva que pode ser causada por presença de gases, poeira ou líquidos inflamáveis, que em contato com algum tipo de sentelhamento, causado por um contato elétrico, poderia levar a uma explosão acidental.
O palestrante abordou o assunto falando da necessidade que ele teve de desenvolver conhecimento no assunto de classificação elétrica de áreas por motivos profissionais e mostrou também a necessidade de se fazer este trabalho com a participação de outros profissionais como engenheiros de processos e mecânicos.
2 Triângulo do Fogo
Para que exista fogo, são necessários três itens básicos, o combustível, o ar e o calor, se algum desses itens não estiver presente, o fogo não pode acontecer. No combate ao fogo existente, podemos combate-lo retirando qualquer um desses itens, esta é a função dos diversos tipos de extintores, como por exemplo, o extintor de CO2 que retira o oxigênio do