FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÂO
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a Filosofia no Serviço Social, compreender a vida humana relacionando e assemelhando as práticas dos assistentes sociais que se faz necessário a incorporação da ação investigativa como o instrumento para o exercício profissional.
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para o individuo através de seu esforço alcance um estado pleno de satisfação que ocasionara um momento de felicidade, pois o conhecimento a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido.
Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
¨Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo”. (IAMAMOTO, 2009, p. 20)
Entretanto a filosofia contém estudo sobre ética moral e práticas relativas à sociedade. Seu estudo acerca do ser; dos seres; do homem e seu papel no universo e o assistente social tem que ter visão global do setor que vai atuar, ou seja, conhecer os modos de pensar e agir da sociedade para propor soluções de uma vida melhor.
Percebemos que a visão Filosófica é muito ampla, nem sempre a maneira que eu enxergo uma questão outro membro do grupo pode ter outra opinião, sendo que ambas estão correta, geralmente a realidade de um é diferente do outro tornando assim todas as respostas filosoficamente corretas, pois cada pessoa do grupo respondeu de acordo com seu modo de vida, modo de pensar e o seu modo de ser.
Tudo está ligado ao ser humano, em seu modo de pensar e agir, como ele consegue evoluir em relação a todos os obstáculos existentes no seu cotidiano.
Nossas escolhas e posturas diante da vida não afetam somente a nós mesmos, mas também a vida das outras pessoas. Não devemos perder tempo só reclamando, temos