Classificação de pesquisa
BAURU 2012
INTRODUÇÃO
Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.
O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas.
A pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.
Quais os objetivos da Pesquisa? * Contribuir com o avanço da ciência; * Responder a uma pergunta de interesse para a comunidade que ainda não foi respondida anteriormente, de relevância para o interesse social.
Parte mais difícil: definir o assunto da pesquisa!
Classificação das pesquisas
Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação são;
* Do ponto de vista da sua natureza, a pesquisa pode ser:
Básica (ou fundamental): o objetivo é gerar conhecimentos novos e úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, sem finalidades imediatas. Envolve verdades e interesses universais e é feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto. Aplica o conhecimento pelo conhecimento.
Aplicada (ou Tecnológica): gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades, interesses locais e conhecimento disponível e sua ampliação. É realizada com objetivo de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo. Aplica o conhecimento visando utilidade econômica e social. Busca o conhecimento pela apropriação de patentes
* Do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser:
Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de