Classificação das pesquisas
Introdução:
O presente trabalho tem por objetivo abordar as principais características dos três grandes grupos de pesquisas, exploratória, descritiva e explicativa, visa proporcionar o conhecimento das técnicas de produção de texto e também a importância da classificação para uma aproximação conceitual.
Classificação das pesquisas
Segundo Carlos Gil em seu texto “Como classificar as pesquisas” as pesquisas podem ser classificadas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. Vejamos agora as características de cada um.
Exploratórias: Este tipo de pesquisa tem como principais características a pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento de toda bibliografia já publicada em forma de livros, revistas e outros impressos diversos, por ela o pesquisador fica mais próximo do contato direto com tudo o que já foi escrito sobre o assunto e assim traçar um comparativo na analise de suas pesquisas ou a manipulação de suas informações. O estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real (Yin 2001).
No estudo de caso são transferidos para casos gerais fatos observados num caso especifico. Por ele se pretende chegar ao “que” e o “quanto” pela compreensão do “como”.
Descritivas: Nas pesquisas descritivas realizam-se os estudos, as analise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as mercadológicas e de opinião.
Esta pesquisa observa , registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Nela pesquisa-se com que freqüência ocorre um fenômeno, as suas dependências e características no mundo físico ou humano, sem a interferência do pesquisador.
É utilizada em todos os ramos da Ciência, mas principalmente, analisando relações que