Classificação de Palavras: Vantagens e Desvantagens
Esse trabalho tem como objetivo estudar e analisar as diversas formas de Classificação de Palavras e de que maneira essa divisão pode, ou não, auxiliar quem estuda e se apropria da Língua Portuguesa.Para tanto, o corpus dessa análise se divide em apresentar os prós e contras da Classificação e uma conclusão em que é apresentada uma solução para o tema. Para sustentar a análise, foi utilizado estudo do texto Formação e Classes de Palavras no Português do Brasil, ref. Basílio (2004), bem como uma citação do mesmo.
1. Análise
Classificar, separar e dividir são três palavras que podem remeter a ideia de organização. Entretanto, quando é estudada a Classificação de Palavras, muitas dúvidas surgem e ideais opostos brigam entre si. A Classificação das Palavras tem suas vantagens e desvantagens. Entretanto, quando se colocam esses tópicos frente a frente, é possível se chegar a uma conclusão.
Dentro da Língua Portuguesa existe duas correntes da Gramática que estudam, dividem e classificam as palavras e a Língua de formas diferentes. Na Gramática Tradicional, ou Normativa, existem as classificações de palavras que buscam ditar as formas corretas em que é realizada a Língua. Embora esse tipo de Classificação busque apontar uma forma única e exclusivamente correta de se usar a Língua, exista a Gramática Descritiva, que estuda e classifica a Língua como de fato ela é usada e falada. Diferente da Normativa, na Gramática Descritiva o estudo e a Classificação das palavras se dão a partir de regras que derivam do uso real da língua.
É vantajoso classificar as palavras, pois assim pode-se entender minimamente a língua que é falada e estudada. Logo, quando as palavras são classificadas em grupos distintos, a língua parece ficar mais clara e é possível enxergar outros sentidos, semântico ou sintático, dessas palavras dentro da Gramática.Quanto melhor classificado for um grupo de palavras, mais claro se tornará seu sentido para quem a estuda.
Visto que a Língua