Tipos de energia
Existem atualmente diversas fontes de energia utilizadas em todo o mundo, umas em maior e outras em menor quantidade, de acordo com a região. De maneira geral, elas podem ser classificadas como energias convencionais (baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida) e alternativas (originadas como solução para diminuir o impacto ambiental), além de se dividirem em renováveis e não-renováveis.
O conceito que a sociedade tem sobre energia é, em regra geral, extremamente superficial, pois ele restringe-se à aqueles tipos de energia relacionados ao dia-a-dia de cada um, como a energia elétrica para a iluminação. Energia é a capacidade de produzir trabalho, esta palavra surge sempre associada à capacidade de poder fazer qualquer coisa acontecer. A energia manifesta-se de diversas formas: Calor, movimento ou luz.
Faz-se cada vez mais necessária a implantação de sistemas que utilizem as fontes esgotáveis de energia, em detrimento daquelas que usam combustíveis fósseis, uma vez que estes poluem muito mais e tendem a se esgotar rapidamente, face o grande e desenfreado consumo que deles fazemos.
Energia renovável
É aquela que é obtida a partir de fontes naturais. É necessária a utilização pois não se esgotam e são capazes de se regenerar. São mais limpas e não emitem gases com efeito estufa, sendo exceção à biomassa que origina quantidades insignificantes de CO2, SO2 e N2O para a atmosfera a exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a dependência energética relativamente à importação do petróleo.
Classificação, vantagens e desvantagem
Energia da Biomassa
È o material que normalmente conhecemos como lixo. São restos e sobra de toda a espécie.
As vantagens são que não interfere no efeito estufa (o gás carbônico liberado durante a queima é absorvido depois no ciclo de produção).
As desvantagens são a destruição da fauna da flora extinguindo certas. A biomassa é menos eficiente por metro quadrado do que os