classificação de medicamentos
JORGE FIGUEIRA DOS SANTOS
PESQUISA SOBRE MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA GENÉRICO E SIMILAR
Trabalho para a disciplina de introdução a farmácia
Prof° Cleia Prado
MONTES CLAROS
2014
Medicamentos de Referência, Genéricos e Similares
Quando um medicamento inovador é registrado no País, chamamos esse medicamento de “referência”. A eficácia, segurança e qualidade desses medicamentos são comprovados cientificamente, no momento do registro junto à Anvisa.
Como os laboratórios farmacêuticos investem anos em pesquisas para desenvolvê-los, têm exclusividade sobre a comercialização da fórmula durante o período de patente. “A patente pode durar entre 10 e 20 anos”, segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, como funcionam os medicamentos genéricos em entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo.
Faz alguns anos que os termos medicamento genérico, similar e de referência passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano de médicos, pacientes e farmacêuticos mas ainda assim muita gente fica em dúvida na hora de decidir entre eles. Os remédios genéricos têm o mesmo efeito dos tradicionais? Por que são mais baratos? Qual a diferença entre genérico e similar que responde essas e outras dúvidas sobre o assunto.
Na imagem acima um Medicamento de referência /marca registrada para entendermos a diferença. O medicamento é o clorana cujo principio ativo é a Hidroclortiazida, um diurético tiazídico usado principalmente na hipertensão arterial. No mercado existem três tipos:
- De referência
- Genérico
- Similar
De Referência ou Marca Registrada É o remédio inovador cuja eficácia, segurança, qualidade e biodisponibilidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal responsável na ocasião do registro. Está há muito tempo no mercado, é bastante conhecido e, geralmente, foi o primeiro remédio que surgiu para curar determinada doença. Quando o inovador ou a