CLASSIFICAÇÃO DOS MEDICAMENTOS
Podem ser classificados quanto:
a) Ao processo produtivo;
b) À forma farmacêutica;
c) À linha de tratamento.
I) QUANTO AO PROCESSO PRODUTIVO
A-) MEDICAMENTOS MANIPULADOS
Esses medicamentos são produzidos na farmácia com manipulação de forma artesanal, seguindo a receita médica para atender às necessidades de um paciente.
A.1 -) OS MEDICAMENTOS MANIPULADOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM:
1. Preparação Oficinal
2. Preparação Magistral
1. Preparação Oficinal – produto produzido na farmácia com manipulação cuja fórmula está escrita nas Farmacopéias, Compêndios ou Formulários reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
2. Preparação Magistral – preparada na farmácia com manipulação para ser dispensada atendendo a uma prescrição médica que estabelece sua composição, sua forma farmacêutica, sua posologia e seu modo de usar.
B-) Medicamentos Industrializados
São aqueles padronizados, produzidos em indústrias farmacêuticas, em grande quantidade para a comercialização em farmácias e drogarias.
Podem ser classificados em:
1. Medicamento de referência ou marca;
2. Medicamento similar;
3. Medicamento genérico
Medicamentos de Referência – também chamados de medicamentos de marca ou inovadores. Apresentam eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde (ANVISA).
Medicamentos Similares – são aqueles que contém a mesma substância (princípio ativo), mesma dose, forma farmacêutica, modo de administração e indicação terapêutica do medicamento de referência. Contudo, não comprovaram sua equivalência com os medicamentos de referência, através de testes apropriados
3. Medicamentos Genéricos – são medicamentos que têm as mesmas características e produzem os mesmos efeitos que um medicamento de referência. São aprovados através de testes que comprovaram a sua equivalência com o medicamento de marca. Eles não têm nome comercial e são vendidos