Politica do Pão e circo
ICS – Curso de Educação Física
Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS)
Aluno (a):
Matrícula: Turma: EF1A39 Turno: Matutino
Apresentação da Atividade
Tema:
Brasil,os grandes eventos esportivos e a política do “Pão e Circo”
Disciplinas do semestre relacionadas ao tema:
Filosofia e dimensão histórica da Educação Física
Objetivo do trabalho APS
O objetivo deste trabalho é apresentar a história sobre os grandes eventos esportivos, usados como forma de entretenimento e diversão, que influência parte da população para evitar conflitos entre o governo e a sociedade, conhecida como política do “Pão e Circo”.
Justificativa
Esse tema foi escolhido por se tratar de uma grande polêmica na sociedade, uma política que se retrata de uma sociedade que vive nas mãos de um governo que nos faz de palhaços, uma estratégia praticada desde o antepassado, baseada em entretenimento e diversão, com a farsa dos programas de auxílio serem benéficos para a sociedade, que na verdade é ao contrário, sendo apenas uma distração para evitar conflitos entre o governo e a sociedade.
Aqui será citada a origem dessa política, criada e praticada durante o império romano, os principais motivos desta política ter vindo a tona nesta época,as formas que essa política era praticada e o desfecho praticado pelos imperadores romanos da época. e que ainda acontece na atualidade.
Desenvolvimento
Segundo Bruna Rocha Witt(2011) “na Roma antiga ,a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem.O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador com medo que a população se revolta-se com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida acabou criando a política do pão e circo”.
Anderson Dias(2002). “Na Roma antiga eram realizados espetáculos de gladiadores, onde eles se confrontavam até um morrer. Este espetáculo sangrento tinha como objetivo