A Politica do Pão e o circo
Na Roma antiga, como os trabalhadores rurais sofriam muito, vários camponeses sairam do emprego e migraram para a cidade. Com isso gerou um enorme crescimento urbano e inumeros problemas sociais, sendo uns deles o desemprego. O imperador, com medo que a população se revoltasse acabou criando a “politica do pão e circo” onde isso era muito simples, pois quase todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (coliseu) e durante os eventos eram distribuidos alimentos a população, sendo assim a população se divertia , alimentava e esquecia os problemas, nem tinham tempo de rebelar-se contra os imperadores.
Esta situação ocorrida em Roma (antiga) é bem parecida com a do Brasil atualmente. Devido a nosso crescimento urbano nosso país esta passando por diversos problemas sociais, como desemprego, violência e saúde, a maioria da população possui distribuição de renda desigual, tornando assim a vida uma condição difícil de manter.
O nosso governo, tentando manter a população calma e evitando que a massa se rebele contra os politicos, promovem e patrocinam diversos eventos ligados ao esporte e lazer, criando propostas políticas como a “Bolsa Atleta”, ”Esporte e Lazer na Cidade”, dentre outras tantas que, servem ao interesse do governo como a “Politica do Pão e Circo” na Roma antiga. Criando assim a falsa expectativa, que nada de errado esta acontecendo em nossa volta, na população brasileira é notável o interesse pelo lazer, pela diversão e pelo prazer que ela produz, como é apaixonada por esportes assim como os romanos, vão em peso a estes eventos com toda a familia, assim todos os problemas são esquecidos momentaneamente e só pensamos nos resultados dos eventos que estamos indo e dos times em que estamos torcendo.
Precisamos mudar nosso conceito, não temos intenção de somente apontar erros ou defeitos nas atuais politicas publicas destinadas ao esporte e lazer, mas sim refletirmos e