classificação das telhas
As telhas pode proporcionar conforto térmico, transparência, leveza, relação custo beneficio, beleza e sofisticação. Tudo isso dependendo da especificação de acordo com as necessidades de cada projeto.
Embora em muitas construções a escolha das telhas e o telhado da casa e feita quando a edificação já está quase pronta, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o inicio do projeto. Para evitar incômodos com as mudanças do tempo, ventanias ou calor excessivo, é muito importante seguir a recomendação do fabricante quanto a inclinação indicada do produto. A instalação também é essencial: as bordas das telhas devem ser fixadas à estrutura do telhado.
Existem alguns pontos importantes a serem observados na escolha da telha assim sendo:
- levar em conta a inclinação do telhado a ser feito.
- nas telhas há a informação sobre o grau de inclinação que são indicadas. Se usar uma como mais ou menos inclinação quo o indicado para o telhado vai entrar calor, água, vento. Por exemplo, se a telha exige uma inclinação de 5%, se for instalada em 40% vai ser arrancada facilmente pelo vento.
- observar se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT).
- analisar se o tipo de telha combina com o formato do telhado e o estilo de construção. Normalmente o Arquiteto já define o tipo de telha em relação a estética do projeto. O estilo da casa determina o tipo de telha.
- a qualidade do material vai influenciar da durabilidade do produto.
Cuidados que se deve ter na instalação de telhas:
- é imprescindível contratar um profissional que entenda da estruturação da cobertura, encaixe e fixação de telhas.
- as bordas das telhas devem ser fixadas. AS de cerâmica, por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras juntas.
- Telhas cerâmicas ou Barro:
Proporcionam bom isolamento térmico, porém por conta de seu peso é necessário uma estrutura de telhado bem feita. As inclinações das telhas cerâmicas variam