Classicismo
"a chegada de Sá de Miranda, trazendo o “dolce still nuovo”."
2 - O Renascimento português na Literatura encontra sua expressão máxima naquele que é, ainda hoje, considerado o maior poeta da Língua Portuguesa. Trata-se de:
"Luís de Camões"
3 - O “Dolce Still Nuovo”, caracterizado por novos conceitos de arte e um novo ideal de poesia, foi trazido por Sá de Miranda da Itália e renovou o campo literário português. A poesia desse estilo era composta, principalmente: "por redondilhas maiores, acompanhando a transição da lírica trovadoresca para os versos decassílabos."
4 - A poesia do Classicismo era caracterizada:
"pelo culto ao sentimentalismo."
5 - A Literatura do Classicismo é fundamentada em três pilares: a retomada da mitologia pagã, a perfeição estética e os ideais de Beleza. Esses valores aproximam esse período:
"da antiguidade greco-romana."
6 - Os temas poéticos da Literatura do Classicismo seguiram, principalmente:
" os padrões de reflexão moral, filosofia e lirismo amoroso."
7 - O soneto classicista, forma poética introduzida em Portugal por Sá de Miranda, seguia com rigor o seguinte padrão métrico: "dois quartetos e dois tercetos, em versos decassílabos."
8 - Sobre Luís Vaz de Camões, é INCORRETO afirmar que apresentou: "os ideais platônicos em sua temática."
9 - Leia o texto de Antonio José Saraiva e responda à questão seguinte. “As epopeias são narrativas de fundo histórico em que se registram poeticamente as tradições e os ideais de um grupo étnico sob a forma de aventuras de uns ou alguns heróis.” O maior poema épico da língua portuguesa, escrito em 8816 versos decassílabos distribuídos em 1102 estrofes, é:
"Os Lusíadas, de Luís de Camões."
10 - (UM-SP) Sobre a lírica camoniana, é incorreto afirmar que no aspecto formal:
"é toda construída em versos decassílabos em oitava rima."