Classicismo
Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico.
As duas grandes manifestações classicistas da Idade Moderna européia são o Renascimento, Humanismo e o Neoclassicismo.
Serve também o termo clássico para designar uma obra ou um autor depositários dos elementos fundadores de determinada corrente artística. A arte renascentista, por conta de seu contexto histórico, será impulsionada por grande explosão de vida e confiança no ser humano. Por isso, as manifestações artisticas desse periodo são marcadas pela visão antropocentrica, que evidenciará a beleza do corpo humano na pintura e na escultura.
Asgrandes navegações fazem com que o homem do inicio do século XVI sesinta orgulhoso e confiante em sua capacidade criativa e em sua força:desafiar os mares, percorrer os oceanos, descobrir novos mundos,produzir saberes, desenvolver as ciências e transformá-las emtecnologia, tudo isso resulta no surgimento de um Homem muito diferentedaquele existente na idade media e esse homem volta a ser o centro dasua própria vida (antropocentrismo).
O que esse homem faz de melhor éem prol de si mesmo e isso se reflete também na arte e na literaturaque ele produz nessa época. Esse caráter humanista ou antropocêntricoestava esquecido nas “trevas” da idade media, mas já havia existido naantiguidade (na civilização grega, por exemplo) e é porque, no iniciodo século XVI, ocorre o ressurgimento ou renascimento doAntropocentrismo, que esse período da historia é chamado derenascimento.
Características do