Classes e movimentos
E NA CONCEPÇÃO DE MARX– A desigualdade não é fruto do esforço de cada um, mas é fruto de uma estrutura social mais ampla em que as pessoas estão situadas e determinadas condição de classe: ou são proprietários ou são dominados. Marx faz critica também a teoria Liberal que não presta atenção a sua situação de classe, só presta atenção ao individuo.
ESTADO PARA MARX– Na concepção de Marx, o Estado surge de um processo histórico, onde tudo é fruto das condições materiais e dos conflitos existentes entre as classes. Então, o Estado só serve como órgão para dominar a estrutura de classe.
ESTADO PARA GRAMSCI– Diferentemente de Estado para Marx, para Gramsci o Estado é a junção de duas esferas: Sociedade Civil e Sociedade Política. E um conjunto de práticas e teorias para justificar e manter hegemonia revestida de coerção.
CLASSE SOCIAL PARA MARX – Ele entende as classes sócias como resultado da posição ocupada pelo individuo na esfera do Modo de Produção Capitalista, ou seja, se você é proprietário dos meios de produção ou se você só tem a força de trabalho para ser explorada.
(Classe em si/Para si)
IMPORTÂNCIA DE GRAMSCI PARA O SERVIÇO SOCIAL– Para Gramsci, o Estado deveria se articular junto com a sociedade pelo bem de todos sem necessitar de uma luta armada, e sim por meio de um luta intelectual e moral. E como o Assistente Social está inserido nas políticas públicas, articulando o interesse do Estado com o interesse da sociedade (classe trabalhadora) favorecendo a aquisição de direitos, seria necessário a sociedade mudar suas concepções para conquistar a hegemonia por meio dessa relação.
CITAÇÃO DE IAMAMOTO – Intelectual Orgânico é aquele profissional que se envolve ideologicamente com a prática. Então, o Assistente Social só pode ser Intelectual Orgânico da classe