Classes sociais e desigualdades
Este é um trabalho de conclusão do primeiro período do curso de serviço social, da Faculdade CET, na disciplina de Sociologia, cuja carga horária é de setenta duas horas/aula, e a docente Acácia Maria Peixoto Ezequiel é a responsável em ministrar as aulas.
Após de fazer uma leitura bem criteriosa nos trabalhos, a Professora Acácia Maria Peixoto Ezequiel dará a terceira nota final. Desta forma, será fechada a carga horária da disciplina mencionada no início.
2 OBJETIVOS
* Analisar as classes Sociais e as desigualdades geradas pela divisão dessas classes. * Expor as teorias no pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de classes sociais. * Estudar a evolução das Classes Sociais, desde a industrialização até os tempos atuais; * Demonstrar a influência das Classes Sociais perante a sociedade atual.
3 JUSTIFICATIVA
O presente estudo nas classes sociais dará suporte na formação de Assistente Social na visualização da dimensão das lutas de classes, das desigualdades e das diferencias gerada desde a industrialização até a contemporaneidade perante uma sociedade ainda preconceituosa.
O trabalho do Assistente Social foi primordial para conquistar os direitos trabalhistas que são vigentes no código constitucional, pois estiveram presentes no fornecimento de orientação as diversas classes sociais, desde os primeiros movimentos grevistas até atingir a classe trabalhadora do sec. XXI.
4 METODOLOGIA
Considerando os objetivos no presente trabalho, primeiramente, foi feito um plano de trabalho - durante as aulas - com a equipe do trabalho, no qual se teve a orientação da docente responsável pela disciplina de Sociologia – Profª Acácia Maria Peixoto Ezequiel.
Em seguida, cada componente da equipe examinou cuidadosamente as bibliografias disponíveis sobre a temática do trabalho na biblioteca da Faculdade CET e nos sites de pesquisas.
Posteriormente, a equipe pesquisou vídeo para reforça a apresentação do