PODER, DESIGUALDADE E CLASSE SOCIAL
Curso: 1º Períodos de Licenciatura
TEXTO 6 – PODER, DESIGUALDADE E CLASSE SOCIAL
Poder
Capacidade que um indivíduo ou grupo de indivíduos tem de provocar a aceitação e o cumprimento de uma ordem.
Desigualdade
É um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
Classe Social
Encontrar uma definição de classe social não é tarefa nada fácil, ainda mais quando o tema não gera uma definição consensual entre estudiosos das mais diferentes tradições políticas e intelectuais. Porém, uma coisa é certa! Todos estão de acordo com o fato de as classes sociais serem grupos amplos, em que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente.
PODER
Quando fala-se em poder, pode-se perceber que o poder é um dos temas que tem ocupado muito tempo os sociólogos e analistas desde da Antiguidade Clássica, na medida em que é um elemento estruturante da realidade social e da mudança social. Segundo Weber, o poder é um facto universal espalhado de forma heterogénea. Para que haja poder, é necessário haver uma qualquer relação (termo intrínseco), isto é, necessita-se de outro ou outros parra se poder exercer o poder. Thomas Hobbes, filosofo do século XVI e XVII dizia que o poder não era todo o reconhecimento de uma capacidade do indivíduo utilizar um recurso para obter algo no futuro.
Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder