Classes Gramaticais das Palavras
1556 palavras
7 páginas
Substantivo é uma classe gramatical de palavras variáveis, as quais designam os seres, e são consideradas em: Comuns (a todos os seres de uma espécie), Próprios (a um único ser de toda uma espécie), Concretos (nomeiam seres de existência real ou que a imaginação), Abstratos (nomeiam estados, qualidades, ações e sentimentos), Primitivos (não tem origem em outra palavra), Derivados (possuí origem em outra palavra), Simples (são formados de um só radical), Compostos (são formados de mais de um radical), Coletivos (Nomeiam agrupamentos de seres da mesma espécie). Quanto ao gênero, masculino e feminino, os substantivos podem ser uniformes, que apresentam apenas uma forma para os dois gêneros, ou biformes, que apresentam uma forma para cada gênero. A língua portuguesa apresenta algumas características, constituídas pelos substantivos comuns de dois (indicam se a pessoa é do sexo masculino ou feminino através do artigo), sobrecomuns (tem um só gênero e nomeia pessoas), epiceno (tem um só gênero e nomeiam bichos).
Adjetivo é a classe que demonstram qualidade, defeito, origem, estado do ser. Elas podem ser classificadas em: Uniformes (tem uma só forma para os dois gêneros), Biformes (tem uma forma para cada gênero), Simples (formado de um só radical), Composto (formado por mais de um radical), Primitivo (não vem de outra palavra), e Derivado (tem origem em outra palavra).
Os adjetivos podem flexionar-se em grau, são classificados em três, o normal ou positivo (apenas indica uma qualidade), o comparativo (compara qualidade entre dois ou mais seres) e o superlativo (expressa qualidade em termos de intensidade).
O adjetivo pátrio é aquele que indica naturalidade e nacionalidade, o que se refere a continentes, países, regiões, estados, cidades, etc. A locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras com valor adjetivo, mas nem sempre é possível substituir uma locução adjetiva por um adjetivo.
Artigo é a classe que acompanha o substantivo, e serve para