Alegrim
O alecrim também conhecido como alecrim de cheiro, alecrineiro, alecrinzeiro. É uma erva medicinal muito ramificada, seus arbustos podem alcançar 2 metros de altura e na época de floração desabrocham pequenas flores azuis. É um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. Os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para português é "orvalho do mar". Seu nome cientifico é Rosmarinus officinalis L.
A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
De acordo com algumas crenças populares, o alecrim afasta a inveja, e quando colocado debaixo do travesseiro, afasta os sonhos maus. Também há quem acredite que se alguém toca a pessoa que ama com alecrim, o amor dessa pessoa por quem a tocou vai ser eterno.
Classificação Taxonômica
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Gênero: Rosmarinus
Espécie: R. officinalis
Nomenclatura Binominal: Rosmarinus officinalis L. (Labiatae).
Sinonímia botânica: Rosmarinus latifolius Mill.
Designa-se: do Romano, que em latim significa o orvalho que veio do mar.
Nomes Populares: alecrim-de-jardim; alecrim; rosmarino; labinotis; alecrinzeiro; alecrim-comum; alecrim-de-cheiro; alecrim-de- horta; erva- coada; flor-do-olimpo; rosa-marinha
Para que serve o Alecrim
O alecrim serve para o tratamento de depressão leve, fadiga, dor de cabeça, enxaqueca, má digestão, tosse, sinusite, bronquite, problemas de concentração, úlcera estomacal, artrite, artrose, reumatismo e cistite.
Também são conhecidos alguns fins medicinais do alecrim, que já foi usado para combater a febre tifóide. Infusões desta planta são usadas para acalmar a tosse e dores de estômago. O alecrim é também um relaxante