Classe C
CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES
SILVANA MEIRA
ANÁLISE DAS CLASSES SOCIAIS NO BRASIL
SALVADOR - BA
2013
SILVANA MEIRA
ANÁLISE DAS CLASSES SOCIAIS NO BRASIL
Trabalho apresentado a Faculdade UniJorge, como parte das exigências do Curso de Designer de Interiores, para obtenção de nota parcial, da disciplina de Marketing, ministrado pelo professor Maurício Robbe de Almeida.
SALVADOR - BA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 ANÁLISE DAS CLASSES SOCIAIS NO BRASIL 5
2 CRITÉRIOS PARA DEFINIR AS CLASSES SOCIAIS 5
2.1 Critérios Brasil - ABEP 5 a 6
2.2 Critérios - IBGE 7
3 ANÁLISE DAS CLASSES SOCIAIS NO BRASIL 7
3.1 Cargos que Ocupam Pessoas da Classe A e B 8
3.2 Cargos que Ocupam Pessoas da Classe C 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
As classes sociais no Brasil se modificam ao longo do tempo conforme desenvolvimento econômico do país, e nos últimos anos foi constatado uma crescente ascensão da classe C segundo pesquisa do IBGE. Essa mesma pesquisa busca fatores que possam determinar tais classes entre as pessoas, como: moradia, renda familiar, quantidade de filhos, bens, lazer e educação entre outras.
Com o estudo destas classes, podemos determinar quais os fatores além da renda familiar serão importantes para as classes.
1 ANÁLISE DAS CLASSES SOCIAIS NO BRASIL
Segundo dados do IBGE, a Classe C cresceu de 32% para 49% da população; A classe A/B manteve-se praticamente estável. Seu tamanho oscilou de 20% para 23% do total da população.
A classe C, que foi a mais cortejada pela indústria e pelo comércio nos últimos tempos, encontra-se com sua renda já comprometida com diversas prestações: internet, TV a cabo, empréstimo consignado, eletrodomésticos, carro. A Classe C passou a ter liberdade de consumir em uma