Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESUMO DA APOSTILA DE PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Stephen P. Robbins
Patricia Cristina da Silva Espindola
Profa. Elizabeth
RIO DE JANEIRO, NOVEMBRO
2013
Patricia Cristina da Silva Espindola
RESUMO DA APOSTILA DE PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Stephen P. Robbins
Trabalho apresentado como requisito parcial a disciplina de Psicologia nas Organizações, do curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá. Professora: Elizabeth.
RIO DE JANEIRO, NOVEMBRO
2013
INTRODUÇÃO
O conceito de administração nas empresas vem sofrendo impacto crescente, motivado pela revolução tecnológica, pela explosão da informação, entre outros fatores, exigindo contínuos e desdobrados esforços das organizações no processo.
O objetivo da seleção eficaz é adequar às características individuais, aos requisitos do trabalho. Quando a administração fracassa na adequação mais indicada, tanto o desempenho como a satisfação do funcionário são prejudicados.
Para garantir o acompanhamento do dinamismo do processo de desenvolvimento, a empresa moderna deve estar orientada não só no sentido de dispor, mas também de aprimorar e saber utilizar ao máximo a potencialidade de seus recursos-humanos. Fatores como, a sistematização do planejamento e implementação de ações nas várias funções da área de recursos humanos (recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, análise funcional, etc.) São realmente elementos básicos no aumento da eficácia e da efetividade organizacional, por meio do desenvolvimento de pessoas nas funções e papéis que lhes cabe desempenharem. Desse modo, é grande a colaboração que as ciências comportamentais podem oferecer aos administradores, sobretudo a psicologia. Para ilustrar o contexto em que se inserem as atividades próprias de cada área, destacam-se breves considerações a respeito de cada uma