Classe Introdução
Esta série de artigos tem o objetivo de apresentar o uso de classes e disseminar a utilização da orientação a objetos dentro de sistemas desenvolvidos em Access / Visual Basic for Applications.
A programação orientada a objetos vem se difundindo com grande vulto no mundo todo, resolvendo problemas e causando revolução no desenvolvimento de sistemas. Ganho de produtividade e qualidade nos produtos são apenas algumas das principais características deste novo paradigma.
Logo não seria muito inteligente da nossa parte, amantes do Access/VBA, nos mantermos distantes desta onda de tecnologia apenas por desconhecimento da ferramenta.
Para que todos possam tirar proveito da OO (orientação a objetos) foi que nasceu a idéia de ensinar e demonstrar como criar programas com a utilização de classes no Visual Basic for Applications, a linguagem fornecida pelo MS-Access.
O trabalho não será dirigido para uma versão específica do Access, mas será direcionado a todas as versões existentes, através da apresentação de conceitos e ferramentas genéricos, para que todos tenham condições de se aproveitarem dos conhecimentos aqui transmitidos.
Não serão descritos nem implementados os padrões de projetos que são padrões de fato, amplamente utilizados em linguagens específicas e voltadas à POO, como Java e PHP, por exemplo. Ao contrário, será utilizado um padrão próprio para fins didáticos, também direcionados para a utilização da ferramenta case Genesis, que será tema de um dos artigos.
Ao final dos artigos teremos um exemplo prático, pronto para utilização e visualização da metodologia empregada. O exemplo será um banco de dados com um pequeno sistema de vendas feito em Access com as funções totalmente implementadas utilizando classes e objetos.
Além do objetivo principal dos artigos também será apresentada a utilização de uma ferramenta case, o Genesis, um sotware capaz de auxiliar na construção de um banco de dados funcional, desde a sua documentação até a