Classe Hospitalar
Introdução: A pedagogia abrange diversas áreas alem da educação em escolas, como a pedagogia hospitalar que mesmo pouco conhecida cresce em grande escala no âmbito da educação para crianças e jovens enfermos que necessitam de atendimento em hospitais. A Pedagogia Hospitalar é uma área pouco conhecida e também uma forma diferente de educar crianças e adolescentes que estão em situação de risco.
Objetivo: Nosso objetivo decorre do reconhecimento da importância da educação de crianças e adolescentes enfermos e da necessidade de aprofundamento da pesquisa sobre o assunto abordado, a fim de possibilitar a ampliação de conhecimentos nas áreas de educação e saúde e refletir acerca dos processos que ocorrem no atendimento educacional em hospitais.
Metodologia: Foram feitas pesquisas bibliográficas, e entrevistas com 40 pessoas, entre homens e mulheres, dentre eles profissionais da saúde e da educação, que residem ou trabalham nas zonas Leste e Norte da capital de São Paulo e no município de Guarulhos.
Desenvolvimento: A classe hospitalar é o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, oferece à criança a vivência escolar. O ambiente da classe hospitalar deve ser acolhedor, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança enferma melhore emocional, mental e fisicamente. O professor precisa ter um planejamento estruturado e flexível. O pedagogo hospitalar tem papel fundamental dentro da educação, pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares. O profissional que trabalha na área da saúde deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do paciente.
As principais dificuldades das crianças e jovens submetidos a procedimentos de tratamento em fase de hospitalização, que passam por processos de intervenções são as agressivas de mudanças física, social e emocional, fazendo com que a