classe de palavras
NOME
Classes de nomes
Nome próprio - designa um referente fixo e único num dado contexto discursivo, pelo que é completamente determinado, não admitindo complementos ou modificadores restritivos ou variação em número.
Exemplos: João; Serra da Estrela; Cávado; janeiro.
Nome comum - não designa necessáriamente um referente único, pelo que não é completamente determinado, aditindo complementos ou modificadores restritivos e variação em número.
Exemplos: cão, casa, alegira, homem, vento
O nome comum pode ser...
1. contável, aplica-se a objetos ou refernetes que podem ser referenciados como partes singulares ou partes plurais de um conjunto . Assim podem ocorrer em enumerações e a forma de plural marca uma oposição quantitativa.
Exemplos: a árvore/ as árvores ; uma árvore/ três árvores.
b. não contável, aplica-se a conjuntos de objetos ou entidades em que não é possível distinguir partes singulares de partes plurais.
Exemplos: farinha; açúcar.
c. colectivo, no singular designam um conjunto de objetos ou entidades do mesmo tipo. Os nomes coletivos podem também ser contáveis ou não contáveis.
Exemplos: rebanho; fauna. ( em termos de classificação, reabnho é um nome comum contável coletivo, e fauna é um nome comum não contável coletivo).
Nome epiceno - não sofre contraste em género independentemente do sexo da entidade a que se refere. O género poderá ser estabelecido recorrendo às palavras macho/ fêmea.
Exemplos: águia-macho/ águia-fêmea; rouxinol; baleia
nome sobrecomum - tem uma única forma para designar o feminino e o masculino.
Exemplos: a vítima; o indivíduo; a pessoa; a criança.
Nome comum de dois - possui uma forma comum aos dois géneros, sendo o determinante a indicar o género.
Exemplos: o jovem/ a jovem; o pianista/ a pianista.
ADJETIVO
Adjetivo qualificativo - exprime qualidades, atributos do nome. Tipicamente, a posição do adjetivo qualificativo é pós-nominal. Alguns destes adjetivos ocorrem à