Clarisse Lispector- Laços de Família
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CCJ
CURSO: Direito
ELABORAÇÃO DE RESUMO
Nome: Vitoria Maria Vieira Feitosa
Matrícula: 1412793-3
Fortaleza – CE
Março, 2014
Nome: Vitoria Maria Vieira Feitosa
ELABORAÇÃO DE RESUMO
Fortaleza – Ceará
Março, 2014
TIPOS DE CONHECIMENTO
O ser humano se diferencia dos demais animais em diversos aspectos, dentre eles a racionalidade e a capacidade de adquirir, formular e transmitir conhecimento. Além disso, o homem é capaz de analisar um fato ou até si mesmo, de diferentes aspectos e perspectivas, construindo, assim, conhecimentos de variadas naturezas. Portanto, pode-se concluir que o conhecimento é fruto da consciência humana.
Ao longo de toda a vida, o homem está sempre criando, usando e se posicionando diante do conhecimento. O criar implica na formulação de novos conhecimentos a partir dos fatos estudados. O usar significa usufruir dos conhecimentos construídos por terceiros, nas tarefas do cotidiano. Já o posicionar-se requer uma atitude filosófica, questionando sempre o que usamos e o que criamos.
O conhecimento é caracterizado por ser histórico e dinâmico; Histórico devido à sua ligação com o contexto temporal e dinâmico por estar sempre sendo construído. Outra característica marcante é a sua coletividade, onde esta em determinados contextos sociais, pode dizer e ensinar muito a respeito da sociedade criadora do conhecimento. Além disso, o conhecimento é valorizado de formas variadas, sempre de acordo com os grupos sociais e suas crenças e/ou necessidades. Assim ao conhecermos melhor as características do conhecimento podemos perceber e melhor compreender a sua existência e relevância.
A partir de suas perspectivas e finalidades, o conhecimento pode ser dividido em mítico, filosófico, religioso, científico e o