Atuação do enfermeiro da segunda guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial foi iniciada em consequencia de varios acontecimentos do começo do seculo XX, e também por reflexos do seculo anterior que havia terminado com com conflitos sem resolução. Os países europeus no seculo XX ainda disputavam territorio comercial e estavam em meio a uma corrida armamentista, ja com objetivo claro de atacar ou se defender. A guerra começou quando a no dia 28 de julho de 1914 declarou guerra a Servia. A partir de então começaram a surgir varias alianças politicas.
A fome e as doenças eram um dos grandes problemas que os combatentes da guerra enfrentavam, a maioria das batalhas aconteciam em trincheiras onde os soldados passavam a maior parte do tempo, onde passavam fome, sofriam os ferimentos alem de contrair doenças.
O papel da Cruz Vermelha , com seus enfermeiros foi muito importante para ajudar a amenizar os efeitos de todos os problemas encontrados por quem estava em meio a Primeira Guerra Mundial.
Anjos da Guerra - Incansavel trabalho de medicos e enfermeiros reduz índice de mortos no front - Avanços da ciência revolucionam tratamento de militares - feridas psicológicas também atormentam combatente.
Estimativas apontam que uma em cada três baixas resulta em óbito, número inferior ao registrado em qualquer outra guerra de que se tem notícia. Entre outras, as armas dos doutores e enfermeiras são as vacinas contra o tétano, o Líquido de Dakin (antisséptico para tratar ferimentos) e uma novidade: a prática do moderno desbridamento – a remoção dos tecidos desvitalizados para recuperação de pacientes atingidos por estilhaços. VEJA, Abril de 1917
Pouco foi relatado sobre a atuação especifica de enfermeiros na primeira guerra mundial, sabe-se que a cruz vermelha com todo seu aparato de medicos e