CLARETIANO Atividades Aquaticas 2
Andréia M de Lima Dias
EAD 1120692
ATIVIDADE DO 4º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: Atividades Aquáticas
Curso: Licenciatura em (Educação Física) – EAD
Disciplina: Atividades Aquáticas
Tutor a Distância: Ana Martha de Limongelli
Cuiabá
01 de setembro de 2014
Pólo de Cuiabá
Atividade
1) Quais são as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual é o mais adequado para as aulas de Educação Física Escolar? Por quê?
Conforme aponta os autores o nadar e natação embora sejam usados como sinônimos, possuem suas próprias características. O ato de nadar é mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo e compreende diversificadas manifestações do sujeito na água, sem intenção de resultados desportivos. Ou seja, ação do ser humano na água, de forma intencional, imóvel ou em movimento, sem depender de artifícios para facilitar sua sustentação.
Já a Natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento, desempenho e elevados resultados rumo à vitória. Ou seja, é uma atividade física que consiste em movimentar braços e pernas para fazer deslocamento dentro d’água, e sendo também que a natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento, desempenho e elevados resultados rumo à vitória.
Ademais os autores pontuam que, que as atividades aquáticas, mesmo aquelas com caráter esportivo, não se resumem ao nado ou à natação. Para tanto e amparados pelo conceito dado por Marin (2004) os autores pontuam que as atividades aquáticas inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos, entre eles:
1) Âmbito utilitário: envolve as escolas de natação para o aprendizado de crianças e adultos.
2) Âmbito educativo: natação para bebês, educação infantil, educação fundamental e média, ensino superior e centros de