Ciências
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. Definições conceituais dos princípios da contabilidade 4
3. Regime de apuração 5
4. Métodos de avaliação de estoques 6
5. Operações com mercadorias e impostos 7
6. Operações Financeiras 10
7. Demonstrações contábeis 11
8. CONCLUSÃO 12
9. REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Bom, nesse trabalho irei falar sobre a contabilidade comercial, irei abordar assuntos como caixa, competência da contabilidade, PEPS, UEPS, reconhecimento da receita, operações financeiras dentre outros.
Definições conceituais dos princípios da contabilidade
a) Entidade
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
b) Continuidade
O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstancias.
c) A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.
Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" - e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou