Administração da produção i
Porque foi a partir da Primeira Revolução Industrial que os gestores tiveram que trabalhar com recursos escassos, como a mão de obra que passou a ser assalariada, enquanto antes era escrava. Sempre existiram operações que requeriam gestão, a diferença é não havia uma sistematização dos processos.
2. Discuta o papel das "crises" pelas quais países e empresas passam (como as guerras, por exemplo) na evolução da gestão de operações.
O ser humano tem a tendência de buscar sempre a situação mais confortável. Em momentos de crises e guerras o homem se depara com desafios e ameaças para as quais as respostas existentes já não fazem sentido. É a busca de novas respostas que faz o mundo avançar numa velocidade maior. É quando todos os esforços e recursos são direcionados a um conjunto mais estreito de objetivos. São as mentes e energia das nações ou grupos unidos num esforço para voltar à uma situação confortável.
3. Por que embora tenhamos uma evolução de quase 250 anos na área geral de gestão de operações, a gestão estratégica de operações só passou a ser uma preocupação mais explícita no final dos 1960?
A Segunda Guerra Mundial destruiu a maior parte da capacidade industrial instalada no mundo. A Europa ficou em frangalhos, o Japão completamente destruído. Já os Estados Unidos estavam numa situação confortável: eram o país vencedor, e como a guerra não ocorrera em seu território, seu parque industrial estava em perfeitas condições para continuar produzindo. Havia um mercado extremamente carente de produtos. Assim quem podia produzir, o fazia sem muita preocupação com a qualidade. O que fosse fabricado seria consumido. Isso durou até a crise do petróleo, quando o barriu sai de $
30,00 para mais de $ 100,00. As empresas tiveram que